Sistema Brasileiro de Televisão
Principais afiliadas Lista de emissoras afiliadas
Cobertura internacional {{{internacional}}}
Nomes anteriores TVS' (de maio de 1976 até 1987)
Nomes posteriores {{{nomes posteriores}}}
Página oficial SBT.com.br
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão brasileira formada por emissoras pertencentes ao empresário e apresentador Sílvio Santos. Antes era chamada de TV Studios (TVS) e em 18 de agosto de 1981 a TVS era uma das afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisão, e a marca SBT só foi usada anos depois.
Concebida essencialmente como um veículo próprio de abrangência nacional para o Programa Silvio Santos combinado com boa parte das atrações originadas na extinta Rede Tupi, o SBT passou por inúmeras mudanças na programação, mas sempre mantendo uma linha popular (ainda que às vezes apontada como popularesca). Criticos vêem como sendo um clone da Rede Globo numa versão mais voltada às classes D e E amparadas pela audiencia do Programa Silvio Santos que até 1976 era do cast da Rede Globo, e passou a rivalizar com a emissora carioca o posto de liderança de audiencia sempre apelando para a fórmula de programas de prêmios e programas de qualidade duvidosas com inclusive ingredientes de apelação para nudez como os programas Domingo Legal de Augusto Liberato e Cocktail um game dde striptease que era comandado pelo apresentador Luis Carlos Miele que era exibido às 21 h sendo derrotado pela Rede Globo com a série de tv Cronicas do Jovem Indiana Jones baseado nos filmes de Indiana Jones de Steven Spielberg.
História-Nasce a TVS
Desde os anos 60 produzindo seu programa dominical de forma independente, rapidamente Silvio Santos montou uma estrutura de produção capaz de suprir uma emissora de televisão inteira, motivo pelo qual passou a perseguir obstinadamente seu sonho de uma emissora própria.
Em maio de 1976 finalmente Sílvio Santos inaugurou a TV Studios (TVS) do Rio de Janeiro. Ele recebeu a concessão do canal 11 carioca graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega. A principal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a TV Tupi.
O início da rede
SBT Porto AlegreEm 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).
O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.
"Líder absoluto da vice-liderança"
O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado.
Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos mexicanos (começando com Os Ricos Também Choram em 1982) quanto produções próprias que seguiam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímipicos.
Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança". Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.
Grandes reformas
Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS gradualmente deixa de ser utilizado, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega".
Em 1988 Silvio intensificou a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. Silvio Santos contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo (que seguia o formato do Viva o Gordo) e o talk-show Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora.
Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nome A Praça É Nossa.
Em agosto de 1987, Gugu Liberato assinou contrato com a Globo. Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT. Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Silvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.
Anos 90
O SBT começou a década de 90 cobrindo a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil, marcava os gols. Nos anos 90 a emissora teve um crescimento marcante, chegando a lançar o slogan "SBT, na nossa frente só você". O SBT transferiu suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT Anhangüera, também conhecido como "Complexo Anhangüera" dada sua localização na Rodovia Anhangüera, que custou em torno de 120 milhões de dólares.
1991-1993
Em 1991 o SBT lança o telejornal "Aqui Agora". Serginho Groismann é trazido da TV Cultura, na qual comandava o Matéria Prima, e cria o Programa Livre, lançado em 1991. O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 80, ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Apesar das freqüentes acusações de sensacionalismo a ambos os programas, a guerra dos auditórios fez bem ao Domingo Legal, que encerrou a década com picos de 40 pontos de audiência[1]. Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então ex-presidente Fernando Collor. Em 1993 exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.
1994-1996
Em 1994 o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos. Em 1996, no mesmo país, a emissora cobriu as Olimpiadas de Atlanta. Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona Anja, Colégio Brasil e Antônio Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos mexicanas como O Direito de Nascer e Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. Maria Mercedes, Marimar, Maria do Bairro, A Usurpadora e Carrossel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi aclamada por uma multidão. A emissora tambem cobriu as Copas do Brasil de 1995 e 1996.
1997-1999
Em 1997, Chiquititas (20h, que foi transferido para 19h) e Disney Cruj (18h) davam algumas vezes a vice-liderança ao SBT, mas sempre perdiam programas policiais nas redes rivais. O dia 19 de Outubro pode ser considerado o marco inicial da virada da emissora, quando, pela primeira vez o programa Domingo Legal vence o Domingão do Faustão, sendo ambos exibidos no mesmo horário. No final do mesmo ano, o SBT lança o programa Fantasia, apresentado por Carla Perez e Jackeline Petkovic e os Sitcons Os Simpsons e Uma Família da Pesada (Estreado em 1999) são estreados depois das 10 da noite, pouco a pouco o SBT fica frente a frente da Rede Globo.Uma Família da Pesada tinha uma boa audiência, sendo exibido até 2000. Por certo período a partir de 1999, a sitcom Ô Coitado também teve presença importante até 2000, retirado do ar por falta de audiência. Em uma negociação milionária, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho trocou a Record pelo SBT em 1998, mantendo o estilo mundo cão que o tornara célebre. O Programa do Ratinho se tornou uma espécie de fenômeno pop do fim dos anos 90 e muitas vezes atingia o primeiro lugar em audiência depois da novela das oito da Rede Globo.Em 1999 o Programa do Ratinho concorreu , de forma bem sucedida com a novela das oito da Rede Globo, Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, sendo assim a novela possui o título de pior audiência do horário das oito. Foi em 1998 que o SBT cobriu a sua última Copa do Mundo na França.
Anos 2000
A partir de abril, o SBT exibe o grande pacote de filmes inéditos nas sessões Cine Espetacular (terça-feira) e Tela de Sucessos (sexta-feira) e de grandes produções, graças as parcerias com a Disney, Warner Brothers, MGM e Televisa. O total de custos para a empresa brasileira foi de 200 milhões de reais, segundo a própria emissora. O mesmo voltou a ocorrer em 2001 e 2002. Nesses dois anos, os filmes inéditos fizeram que o SBT ter auge de audiência nesses horários. A partir de 2003 teve início a reprise dos filmes exibidos nos anos anteriores, embora exibisse alguns inéditos em 2003 e 2004.
O declínio de audiência ocorre a partir de setembro de 2000, quando as produções Chiquititas e Disney Club encerram suas gravações, sendo encerradas as exibições só em janeiro de 2001. Neste ano o programa Chapolin sai do ar pela primeira vez.
2001
No dia 19 de janeiro, o SBT encerra a exibição de Disney Club e Chiquititas, programas que vinham sendo exibidos desde 1997. Ambos foram substituídos no horário pela reprise da novela Éramos Seis e outros programas em 22 de janeiro. A novela Éramos Seis havia sido exibida originalmente em 1994. Depois dela, várias novelas mexicanas e séries americanas ocuparam este horário. Neste ano a emissora recebeu a superstar internacional Thalía. No dia 14 de abril, em seu quarto ano de exibição, o Disney Club voltou em novo horário e nova denominação (Disney CRUJ). Em originais e reprises, o programa continuou sendo exibido até 12 de outubro de 2003.
Durante o mês de setembro, a emissora foi criticada pela opinião pública por ter sido a única entre as principais redes de TV do país (Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, TVE Brasil e CNT) a não transmitir ao vivo os ataques terroristas de 11 de setembro contra as cidades de Nova York e Washington, episódio de repecussão internacional. Até hoje Sílvio Santos não explica por que ignorou esse evento de maior repecussão histórica desde a queda do Muro de Berlim (1989), o fim dos regimes comunistas e da União Soviética (1991). A emissora preferiu exibir o clássico desenho americano Pica-Pau e a exibição de sua programação rotineira. A emissora também recebeu críticas pela cobertura tímida que deu à guerra EUA X Afeganistão governado pelo Taliban (chegou a ignorar notícia da guerra por alguns dias em novembro).
Em outubro de 2001 estréia o reality-show Casa dos Artistas, com apresentação de Silvio Santos e grande polêmica pela suspeita de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Rede Globo, que poucos meses depois exibiria o concorrente Big Brother Brasil, tinha contrato com a Endemol). A Justiça do Estado de São Paulo deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário. O sucesso do programa culminou na final, quando enfim o Fantástico perdeu a liderança no Ibope que mantinha há 28 anos[2].
Também é exibida na sessão Tarde de Amor a novela Camila, que alcançou 21 pontos no Ibope, sendo a novela com maior audiência da sessão[3]. No mesmo ano foram exibidos a novela Rosalinda e o programa Popstars, que selecionou cinco garotas para o grupo Rouge. Mesmo com a saída de Luciana em 2004, permaneceram em voga na mídia. No ano seguinte foi a vez do grupo de cinco garotos do Br'oz. Lançaram CD em novembro, anunciando seu fim em maio de 2005, devido a falta de entrosamento e pouca aceitação do CD. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram popularidade no mercado fonográfico.
2002
Entre janeiro e março de 2002 foi exibido Casa dos Artistas 2, rivalizando com a estréia do BBB e também com o Fantástico. Na Casa dos Artistas 3, em 2003, com um diferente formato, cada participante trazia um fã, o que mais tarde levantou questionamentos de fraude. A exibição de Casa dos Artistas 4 (2004) teve baixa aceitação devido à inexistência de regras (uma determinação-surpresa de Silvio Santos).
Entre 2000 a 2002 o Domingo Legal se consolida na liderança da audiência, ganhando do Domingão do Faustão de 21 a 19 pontos no Ibope. Porém, no mesmo ano o programa inicia uma queda na audiência culminaria na liderança do Domingo do Faustão a longo prazo[4]. O SBT também comprou o Clube do Chaves, que saiu do ar no mesmo ano por falta de audiência: os atores estavam velhos, e Quico e Seu Madruga não faziam parte do elenco; por sua vez, o dublador original do Chaves (Marcelo Gastaldi) havia falecido em 1995. Houve a contratação no mesmo ano de 2002, das jornalistas Sônia Abrão e Marília Gabriela, que voltam ao SBT, depois de ficarem 2 anos na RedeTV!.
2003
No início de 2003 Silvio Santos foi alvo de polêmica por suas declarações à revista de celebridades Contigo!. Enquanto morava nos Estados Unidos, Silvio declarou estar doente e com pouco tempo de vida restante, motivo pelo qual teria vendido o SBT à Televisa e escalado Boni (executivo de TV e ex-diretor da Globo) como chefe de operações da emissora. A repercussão da entrevista foi grande. A Televisa, a Rede Globo e Boni desmentiram as afirmações. Mais tarde Silvio declarou a falsidade da entrevista, dos rumores de doença e de tudo que havia sido divulgado por ele nesse ínterim "como brincadeira à jornalista" que o entrevistou. Por causa disso, Silvio Santos sofreu vários processos pelos meios de comunicações que cobriam o fato.
No mesmo ano, o SBT perde o sitcom Os Simpsons e a Rede Globo volta com a série. No mês de março, a emissora foi duramente criticada por não ter dado destaque em seus telejornais á Guerra no Iraque.
Em agosto de 2003, SBT pela primeira vez, tira o programa Chaves do ar. Devido à grande pressão popular a favor da atração, duas semanas mais tarde o programa volta com horário semanal; em setembro, volta para a faixa vespertina junto com Chapolin. Menos de um mês depois Chapolin sairia novamente do ar.
Em 7 de setembro, o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital. As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis. O programa de Gugu Liberato ficou fora do ar por uma semana. De volta à programação, o Domingo Legal nunca mais reconquistaria a liderança na audiência absoluta, o que beneficiou o Domingão do Faustão e o então estreante Pânico na TV. De uma média de 20 pontos em 2002, o programa caiu a 9 pontos em 2006, segundo o Ibope. Mais tarde, até as redes Bandeirantes e Record se beneficiaram com o escândalo ganhando alguns pontos de audiência que nunca tiveram.
Ver artigo principal: Escândalo Gugu-PCC
A partir de outubro, a novela Canavial de Paixões chegou a obter boa audiência, mesmo com a forte concorrência da novela Celebridade e chegando a liderar em momentos de pico.
2004
O SBT surpreendeu seus telespectadores em janeiro ao anunciar que exibiria filmes inéditos; no entanto, esses filmes só começaram a ser exibidos em agosto de 2005, depois de inúmeros processos e críticas. Até então só foram exibidas reprises de filmes que estrearam entre 2000 e 2003. Silvio Santos não ofereceu esclarecimentos sobre a demora.
Outro fato que surpreendeu os telespectadores foi a exibição de infomerciais pelo satélite Brasilsat B1 a partir de agosto, de segunda a sexta no início da manhã das 07h00 às 08h00 e no horário do almoço das 12h45 às 14h15, nos sábados no horário do almoço das 12h45 às 14h15, e aos domingos pela manhã das 09h às 11h00; esses horários são reservados à programação local nas afiliadas e emissoras próprias do SBT, então os telespectadores que tinham antenas parabólicas passaram a receber esses infomerciais.
Adriane Galisteu estréia no SBT no comando do Charme que tinha formato de game-show interativo nas tardes da emissora, a jornalista Regina Volpato também estréia nas tardes da emissora.
2005
O SBT exibe a reprise da novela Xica da Silva, produzida e exibida entre 1996 e 1997 pela extinta Rede Manchete. Originalmente exibida entre 22h10 e 23h, no SBT a novela foi exibida entre 21h20 e 22h10. A classificação de "14 anos" foi mantida. A novela obtém 15 pontos de média. A reprise de Xica da Silva, chegou por algumas semanas a vencer a novela "América", de Glória Perez, exibida pela TV Globo.[5].
Ana Paula Padrão é contratada e estréia em agosto na emissora no SBT Brasil, numa ação para conter a audiência de Essas Mulheres, a telenovela que até então a Rede Record exibia.
Começa a ser exibida a trama mexicana Rebelde, que lança a banda RBD e desperta furor em crianças e adolescentes no Brasil. A novela se torna um fenômeno, chegando à 18 pontos de pico no Ibope[6].
Em novembro de 2005, Chapolin retorna ao ar. Com um horário semanal, episódios inéditos e "perdidos" passam a ser exibidos.
2006
O SBT chega o ano em crise resultante do avanço da Rede Record. Hebe passou a perder sistematicamente do Repórter Record às segundas-feiras. Prova de Amor tirou audiência do telejornal de Ana Paula Padrão, e A Escrava Isaura derrotou Mariana da Noite. A reação do SBT foi o sucesso de Rebelde, pois a novela Cristal, encarada como a salvação da emissora, não conquistou grande popularidade com apenas 7 pontos, muito baixo para a emissora [7].
Carlos Nascimento foi contratado em fevereiro para apresentar o Jornal do SBT. Substituía Hermano Henning, que assumiu o Jornal do SBT - Edição Manhã. Em novembro a jornalista Ana Paula Padrão deixou o SBT Brasil para apresentar o SBT Realidade.
Ao completar 25 anos no ar em 18 de agosto de 2006, o SBT emprega mais de 2200 funcionários, tem 105 emissoras afiliadas e entra diariamente 176 milhões de brasileiros nos lares de todo o Brasil.[8] Mas a emissora amarga perda de afiliadas em todo o Brasil desde 2003. Em 2003 tinha 120 afiliadas.[9] Em 2004, a emissora tinha 117 afiliadas, caiu para 111 em 2005.[10] Segundos especialistas de TVs, a decadência da emissora já começou e que poderá ter menos de 100 emissoras afiliadas em 2007 ou 2008. As emissoras que saíram do SBT alegam prejuízos da rede, principalmente mudanças recorrentes no horário e baixa audiência.
O único horário em que o SBT mantem destaque até o final de 2006 era o da manhã. O programa Bom Dia & Cia atingia consideráveis médias, em algumas oportunidades superando a Rede Globo que exibia o programa TV Xuxa[11]. À tarde, as reprises dos seriados Um Maluco no Pedaço e Eu, a patroa e as crianças chegam a liderar em momentos de picos. Ainda assim, a Record conseguiu desbancar o antes imbatível Chaves ao exibir o tradicional desenho Pica-Pau, mas com a estréia do Chaves em desenho animado, o SBT voltou à vice-liderança.
Algumas alterações de programação deram bons resultados no horário nobre. A Praça é Nossa, mudado para as quintas-feiras, salvou a audiência do SBT naquela noite, sempre marcando médias acima de 10 pontos[12]. O SBT também lançou o Ataque de Risos, um pacote de séries americanas humorísticas. Inicialmente o programa obteve bons resultados no horário nobre[13], mas caiu a apenas 3 pontos de média.
Carlos Nascimento reformulou o telejornal para apresentá-lo na companhia de Juliana Alvim, ex-repórter do SBT em Brasília. Silvio Santos rapidamente retira Juliana Alvim da bancada e a devolve à reportagem. O SBT Brasil reformulado, num horário ingrato para a audiência, obteve baixos índices, e ainda foi alvo de críticas por ser encerrado antes do horário para que seu encerramento coincidisse com o da telenovela Páginas da Vida (uma prática habitual nos programas do SBT desde os anos 80). Além do SBT Brasil, o Jornal do SBT e o Jornal do SBT Manhã também passaram por reformulações, ganhando novos cenários com monitores de plasma e um CG parecido para os três.
Em outubro o SBT lança o programa Bailando por um sonho com sucesso. Em novembro, Silvio tira Adriane Galisteu do comando do Charme, substituindo-a por Celso Portiolli. Apesar da troca, o nome de Galisteu continua sendo exibido na abertura. Portiolli apresenta competições e promove encontros, conforme o projeto original do Charme, ao qual Galisteu não tinha se adaptado. O programa sofreu muitas alterações de formato e horário: chegou a ser exibido nas noites de quarta-feira, mas a experiência não durou muito. Adriane Galisteu continua gravando o programa, mesmo afastada da atração ao vivo. Charme também passou a ser exibido aos sábados sob o nome Namoro na TV, o mesmo de uma antiga atração do Programa Silvio Santos.
A maior audiência do SBT no ano foi registrada com filme Fúria em Duas Rodas, exibido em 5 de novembro, que registrou 21 pontos de média com picos de 29.
A novela Vidas Opostas, da Record, venceu o SBT disparadamente no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. No restante do Brasil o SBT se manteve vice-líder absoluto segundo o Telereport Ibope[14]. Enquanto em São Paulo obtia 12 pontos tinha média de 8 no resto do Brasil, dando então uma média de 10 pontos a emissora, o mesmo que o SBT alcançava.
No dia 4 de dezembro, em mais uma reforma-surpresa, Silvio Santos extingue a assessoria de imprensa da emissora, deixando jornais e revistas sem a grade de programação do canal. Isto, combinado com as muitas alterações de última hora determinadas pelo "patrão", deixou atordoados os próprios apresentadores do SBT. No dia 9 de dezembro, no final do "SBT Brasil", depois que Juliana Alvim e Hermano Henning terem falado "Boa noite", Juliana Alvin que deveria dizer o nome da próxima atração, esqueceu o nome da atração e nem encontrou o nome no papel. Isso deixou ela e Henning completamente sem graça. Mas esse mico jornalístico não passou em branco: foi postado este trecho no site de vídeo YouTube.
2007
Após passar a empatar com a Rede Record na vice-liderança em São Paulo no mês de fevereiro, o SBT lançou o slogan "A Concorrência vai Tremer!", e apostou em novas temporadas para sucessos da emissora e novos programas para combater a Record. A "Arrancada da Vitória" começou num final de semana, com a volta de Silvio Santos à programação de domingo. Quatro programas com a apresentação do "Homem do Baú" foram veiculados: Topa ou Não Topa, 1º Campeonato Brasileiro de Dança, Tentação e Rei Majestade. Mais tarde também reestreou o Qual É a Música?. Apesar de manter o formato tradicional, o programa teve momentos de brilho quando Silvio recebeu a turma do Pânico na TV.
No dia 5 de março estreou o novo SBT Brasil. A grande surpresa do telejornal foi Cynthia Benini, que já havia sido criticada pelo seu trabalho no antigo Jornal do SBT e no SBT Notícias Breves, ambos ao lado de Analice Nicolau, sua colega de confinamento na Casa dos Artistas. Para apresentar o telejornal, Cynthia foi tirada às pressas da produção do programa 1º Campeonato Brasileiro de Dança, no qual fazia entrevistas com os concorrentes após suas apresentações.
Além destas atrações, o SBT estreou em março a novela Maria Esperança, estrelada por Bárbara Paz, o jornalístico SBT Realidade com Ana Paula Padrão, os programas Você é o Jurado com Carlos Massa, Curtindo com Reais com Celso Portiolli, o novo Viva a Noite com a cantora Gilmelândia, o humorístico Sem Controle, e as novas temporadas de Ídolos e Supernanny, além do desfecho da telenovela A Feia Mais Bela.
O programa Charme vinha sendo comandado por Celso Portiolli desde dezembro de 2006, porém com o retorno de Adriane Galisteu comandando o antigo Charme às segundas-feiras, depois do programa da Hebe, o Charme comandado por Celso Portiolli na semana passou a ser chamado de Namoro na TV, como já era feito no sábado. Algumas semanas depois, o Namoro na TV deixou de ser exibido de segunda à sexta, mantendo-se no sábado com uma longa duração: das 15h15 até as 20h30. O Charme, com Adriane Galisteu, passa por uma grande reformulação: troca de cenário, vinhetas e passa a ser exibido de segunda à sexta, depois do Jornal do SBT - Noite, registrando bons índices de audiência no horário. O Namoro na TV ainda continua usando o antigo estúdio do Charme. O SBT também põe fim nos infantis Sessão Desenho e A Hora Warner para ampliar o Bom Dia & Cia, e estréia uma nova faixa de desenhos aos domingos, o Domingo Animado, que é exibido das 9h00 às 11h00.
Em abril, a exibição da telenovela Destilando Amor é cancelada devido aos baixos índices de audiência: Silvio Santos então promove testes na faixa das 18h, e descobre um novo coringa para o SBT. Depois de tentar exibir os desenhos Liga da Justiça e Os Vegetais, era a vez do sitcom Escolinha do Golias ser testada, e os resultados acabaram por surpreender: o programa derrotava com facilidade a telenovela juvenil da Record Alta Estação, e conseguia picos acima dos 15 pontos. Com o término de O Profeta na Globo, a audiência subiu ainda mais.
Em maio, numa tentativa de "vitaminar" a audiência da programação vespertina, o SBT amplia a sua faixa de séries no início das tardes: o novo coringa Eu, a Patroa e as Crianças passa a ser exibido mais tarde, para tentar segurar a audiência por mais tempo, e enfrentar Xena da Record. Com esta modificação, Chaves continuou com sua exibição diária nas tardes, e as séries As Visões da Raven e Freddie entraram na grade de programação, mantendo a audiência das outras séries veteranas.
A série Freddie teve todos os seus episódios exibidos pelo SBT, e devido a isso deu lugar a série Elas e Eu. Em junho, as madrugadas da emissora também sofreram modificações: depois do programa Charme eram exibidas 2 sessões de filmes chamadas Fim de Noite, todos os dias, porém as mesmas só foram mantidas no final de semana. Sendo assim, de segunda à sexta, Tele Seriados passou a ter 4 edições: várias séries que já estavam fora do ar há algum tempo ocuparam as madrugadas do SBT, tais como Tal Mãe, Tal Filha, Estética e West Wing. No dia 18 algumas modificações foram feitas, como a substituição do Chaves em Desenho Animado pelo infantil Tom e Jerry: neste mesmo dia, no Jornal do SBT Manhã, Hermano Henning passou a dividir a apresentação com Analice Nicolau, que retornava ao jornal que já havia apresentado anos antes ao lado de Cynthia Benini. No dia 25 re-estreou a novela mexicana A Usurpadora, que fez muito sucesso em outras exibições, substituindo a novela Mundo de Feras. A série Um Maluco no Pedaço saiu do ar.
Em julho, a emissora foi bastante criticada por ser a única entre as quatro grandes emissoras do país a não exibir os Jogos Pan-Americanos de 2007, preferindo continuar com a exibição de sua programação rotineira. Outra crítica foi da cobertura que a emissora deu ao desastre do Vôo TAM 3054 no Aeroporto de Congonhas. Mas apesar disto, o SBT Brasil foi o telejornal que deu uma boa cobertura para o acidente, e chegou a mudar seu slogan. Antes de entrar a vinheta, um dos jornalistas sempre cita: "O SBT Brasil está no ar, com as últimas notícias do dia e as primeiras notícias da noite". Excepcionalmente nesse dia, o slogan foi: "O SBT Brasil está no ar, com as últimas notícias sobre o acidente em São Paulo, e as principais notícias desse trágico dia". Nesse período, o jornalista Carlos Nascimento estava de férias da emissora e foi chamado às pressas para poder ancorar o SBT Brasil. Quem o substituía era César Filho, que chegou a gravar as narrações de algumas matérias. Nesse mesmo mês, o SBT começou a exibir o animê Naruto no horário da manhã, conseguindo uma boa audiência, mas no mês seguinte, o animê mudou do horário da manhã para o horário da tarde.
Em agosto, estreou a versão nacional da mexicana Amigas y Rivales, chamada de Amigas e Rivais, substituindo a novela Maria Esperança. Em 20 de agosto, mais de seis anos e meio depois, entrava no ar no mesmo horário, a versão argentina da telenovela Chiquititas. Neste dia foi mais uma mudança na grade noturna, com a volta de Chaves e a estréia de Chiquititas 2000, ambos no horário nobre. Mas apesar de Chaves e Chiquititas 2000 terem se saído bem na audiência, o SBT Brasil marcou apenas 2 pontos no Ibope em seu novo horário, ficando em quinto lugar no Ibope, atrás da Record, Band e RedeTV!.[15]
Com a entrada do desenho Os Flintstones e a estréia do humorístico Câmera Café, o SBT Brasil volta ao seu horário habitual das 21:40 e volta a faixa de 6 pontos de média. Ainda no horário nobre, volta a Escolinha do Golias nas quintas, o reality Quem Perde, Ganha passa a ser exibido aos sábados, e logo após entra o humorístico Sem Controle.
Na noite do dia 17 de setembro, o site oficial do SBT sofre o primeiro ataque de hacker desde a criação em 2004. O atacante se identificou como Lady Lara: apesar de não protestar contra a emissora, atacou a corrupção, fraudes "e toda essa vergonha da qual hoje somos testemunhas". O conteúdo saiu do ar na manhã do dia seguinte.[16] [17]
Na tarde de 23 de setembro, o SBT transmitiu o famoso reality show Você é mais esperto que um aluno da 5ª série?, com imenso sucesso de audiência, ficando em 2° lugar no IBOPE.
Em 1º de outubro estréia o telejornal SBT Manchetes, comandado por Cynthia Benini e Carlos Nascimento. A atração acaba por fracassar, marcando apenas 2 pontos e ficando em 4º lugar. No dia 29, volta a programação do SBT o Fantasia, sob o comando de Helen Ganzarolli, Luiz Bacci e Caco Rodrigues. Porém, Luiz Bacci apresentou somente a re-estréia, sendo demitido do programa.
No dia 5 de novembro, o SBT Manchetes é cancelado e retorna ao horário nobre o mexicano Chaves, que mesmo sem divulgação, eleva os índices da emissora para 6 pontos. E no dia 12, a telenovela Maria do Bairro também volta a programação pela quarta vez, no lugar de A Usurpadora.
2008
Em 5 de janeiro, a emissora estreou um programa sobre luta livre com os combates do evento WWE. Em 20 de janeiro estréia um novo programa aos domingos, chamado "Nada Além da Verdade", com Silvio Santos no comando. A partir de 21 de janeiro, estreiam as novelas argentinas Lalola e Chiquititas 2008 (Cujo nome original é Chiquititas Sin Fin).
Em 1º de fevereiro, o SBT encolherá seu número de emissoras com a saída da Rede SC - que era composta por 4 emissoras - e entrará no ar o SBT Santa Catarina, situado em Lages que cobre 90% de SC.
Esporte
Nos esportes, a Copa do Brasil rendeu ótimos índices no Ibope.
O SBT chegou a ganhar da Rede Globo, principalmente na final Corinthians X Grêmio, em 1995. Foi a maior audiência da emissora até o ano de 2001, quando foi batida pela Casa dos Artistas. O SBT também transmitiu com sucesso a Fórmula Indy, inclusive batendo a Rede Globo na Rio 400 de 1996.[carece de fontes?]
Na Copa Mercosul de 1998 a emissora só transmitiu o segundo tempo de alguns jogos que coincidiam com o Programa do Ratinho, mas ainda assim a audiência do torneio foi satisfatória. Além disso, o SBT transmitiu quatro Copas do Mundo (1986, 90, 94, 98).
Transmitiu 4 edições da Copa do Brasil (1995, 96, 97, 98) e as Olimpíadas de 1992 e 1996. Em 1998, o SBT interrompe sua cobertura esportiva.
Em dezembro de 2002 a emissora fez o anúncio da transmissão do Campeonato Paulista e outros torneios como o Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. Porém, no mesmo ano de 2002, o programa "Hora do esporte" da TV Cultura (apresentado na época por Flavio Prado e Jorge Kajuru), apresentou uma reportagem dizendo que a Rede Globo estava para interferir nos planos da emissora paulista. Acontece que o SBT, queria os jogos às 11h da manhã. Tudo isso, para não atrapalhar a exibição do programa Domingo Legal que passa até hoje nas tardes de domingo.
Outra faceta é que o SBT queria transmitir o Paulistão de 2003 com exclusividade, isto é, monopolizando a tranmissão. Isso provocou uma reação enorme na concorrente. Em 2003, a emissora paulista anuncia o primeiro jogo do Campeonato Paulista, Santo André x Santos. O SBT exibiu 2 jogos aos sábados fazendo a "Rodada dupla" como assim ficou conhecida pelos telespectadores da emissora, com jogos às 16 e 18 horas.
Porém o SBT não exibiu sozinho. A Rede Globo, logo no primeiro jogo, citado acima, também exibiu. Isso fez o SBT levar a TV Globo na justiça. Isso causou muita polêmica na competição. O SBT faturou uma boa audiência. Porém a briga na justiça entre SBT e Globo continuou. Resultando em alguns jogos que o SBT deixou de transmitir. Porém, passado o mês de fevereiro, as duas emissoras passam a transmitir os jogos às 11h nos domingos e às 16h nos sábados.
Na semifinal entre Corinthians x Palmeiras, a emissora paulista convidou o narrador Luciano do Valle da Rede Bandeirantes para narrar o clássico. A TV Globo sabendo disso, mandou chamar seu principal narrador: Galvão Bueno, que estava de férias no estado da Bahia. Acabando o Paulistão, transmitiu o Sulamericano Sub-20, o Torneio do Qatar e a Copa Ouro. Mas foi o último suspiro. Depois disso, a emissora não se dedicou mais ao esporte.
Programas-Programas de auditório
O Programa Silvio Santos, que já existia quando o SBT foi criado, se manteve como a atração mais duradoura da emissora. Hoje seu espaço aos domingos é ocupado pelo Domingo Legal e por atrações isoladas. Todas, porém, seguem o modelo consagrado do Programa Silvio Santos.
A dedicação pessoal de Silvio aos palcos gerou no SBT uma tradição em programas de auditório. Já nos primeiros dias da TVS, em 1981, foi aproveitada da Rede Tupi a clássica versão paulistana do Almoço com as Estrelas e, da Rede Record (então parcialmente controlada pelo Grupo Silvio Santos), o Programa Raul Gil. Também vinha da Tupi o formato de O Povo na TV, atração dos fins de tarde, no qual Wilton Franco deu destaque a Roberto Jefferson, Roberto Lemgruber, Sergio Mallandro e Wagner Montes.
Em 1982 o então aposentado J. Silvestre volta à frente das câmeras para comandar o Show Sem Limites; em 1983 seu lugar seria ocupado por Sergio Chapelin, que tinha trocado a bancada do Jornal Nacional por um contrato "irrecusável". Nessa época, Gugu Liberato (então ainda conhecido como Augusto Liberato), antigo colaborador de Silvio Santos, se torna animador do Viva a Noite, um grande sucesso como atração alternativa ao Supercine da Rede Globo (o SBT ainda não tinha grandes filmes).
Flávio Cavalcanti, depois de um período de sucesso na Rede Bandeirantes, ficou no SBT até seu falecimento, em 1986. Nesse ano Hebe Camargo também sai da Bandeirantes, levando seu programa de entrevistas e variedades, e se torna a grande dama do SBT.
Murilo Nery apresentou vários programas ao longo da história do SBT, muitas vezes substituindo apresentadores que tinham deixado a emissora. O programa Cocktail era um dos mais polêmicos no quesito apelação de nudez batendo inclusive a Rede Manchete no Rio de Janeiro sendo derrotado pela série Yonug Indiana Jones ou Crônicas do Jovem Indiana Jones na [Rede Globo]]
Infantis
A TVS já começou suas operações nos anos 70 com um vasto acervo de desenhos animados, que ocupavam longas horas da programação nas manhãs e tardes da emissora. Ainda assim, não havia um programa infantil propriamente dito. Em 1981 a TVS incorporou o Clube do Mickey, mas sem grande interesse na atração além do conteúdo de desenhos. Logo depois entrou no ar Bozo, que atingiu grande sucesso e permaneceu por vários anos no ar; Vovó Mafalda, personagem do programa, chegou a ter seu show próprio. Em 1987, sob a concorrência do modelo do Xou da Xuxa, o SBT criou novos programas-veículos para animadoras femininas: Simony, Mara Maravilha, Angélica, Mariane, Eliana e Jackeline Petkovic já apresentaram programas infantis no SBT em diferentes horários e formatos.
Sessão Desenho (1981-2007)
Festolândia (1991-2005)
Bom Dia & Cia (1993-)
Sábado Animado (1995-)
A Hora Warner (2001-2007)
Domingo Animado (2007-)
Carrossel Animado (2007-)
Humor
Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT, Reapertura, era a remontagem do Apertura da Tupi, com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. O SBT também exibe repetidamente programas do Chespirito, mas mesmo assim, consegue altos níveis de audiência.
São exibidos os seguintes programas humorísticos:
A Praça é Nossa
Dedé e o Comando Maluco
Chaves
Clube do Chaves
Além de séries americanas humorísticas como:
Vida de Artista
Dois Homens e Meio
As Visões da Raven
QI da Loira
A Turma
Eu, a patroa e as crianças
Já foram exibidos:
Câmera Café
Friends
Blossom
Chapolin
Freddie
Punky, a Levada da Breca
Três é Demais
Escolinha do Golias
As Novas Aventuras de Christine
Casal Gay
Sem Controle
Um Maluco no Pedaço
Telenovelas
Atualmente são exibidas três novelas:
Chiquititas 2008
Lalola
Maria do Bairro
Tele Seriados americanos
O SBT tem mostrado interesse em veicular seriados americanos. Desde então os canais de TV dos EUA ofereceram para o Brasil pacotes de séries produzidas pela Warner, Paramount e outras. Desde então, o SBT se filiou ao estúdio de dublagem Wan Mächer, para possibilitar as dublagens das séries.
Dentre os seriados que mais se destacam na programação do SBT, estão:
As Novas Aventuras de Christine (The New Adventures of the Old Christine)
Smallville, as Aventuras do Superboy (Smallville)
Lances da Vida (One Tree Hill)
Sobrenatural (Supernatural)
Veronica Mars, a Jovem Espiã (Veronica Mars)
Arquivo Morto (Cold Case)
O Vidente (The Dead Zone)
Oz (Oz)
Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Bel-Air)
Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids)
Freddie (Freddie)
As Visões da Raven (That's So Raven)
Tudo Sobre os Andersons (All About the Andersons)
Mais que uma Família (Like Family)
Elas e Eu (All of Us)
Jack and Bobby Jack and Bobby
Tal Mãe, Tal Filha (Gilmore Girls)
Everwood - Uma Segunda Chance (Everwood)
Em Nome da Justiça (Close to Home)
Estética (Nip/Tuck)
Desaparecidos (Without A Trace)
A Turma (The Class)
QI da Loira (Twins)
O.C. - Um Estranho no Paraíso (The O.C.)
Afiliadas
Desde o final da década de 90, o SBT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma, o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, a Oktoberfest, em Blumenau Santa Catarina, o Círio de Nazaré, no Pará e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, são eventos transmitidos com exclusividade pela emissora. A festa do peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltou para a TV Globo, antiga proprietária (os direitos da festa passaram a pertencer ao Grupo Bandeirantes).
O SBT conta com 110 emissoras (sendo 15 geradoras e 95 retransmissoras) em todo o Brasil. A última a ingressar foi a TV Lages em Santa Catarina em substituição da Rede SC que passsará a transmitir a programação da Rede Record a partir de 1° de Fevereiro de 2008. Vale ressaltar que o SBT por enquanto não possui afiliadas em Sergipe mais tem retransmissores, desde a desafiliação da TV Atalaia, atual retransmissora da Rede Record. A TV Cidade, canal 20 da TV a Cabo na cidade, afiliada à RedeTV!, está pretedendo assinar um acordo de afiliação com SBT para que esta emissora seja transmitida em TV Aberta não mais a cabo. As negociações devem começar no início de 2008.
Segundo dados fornecidos pela assessoria de imprensa da emissora, o SBT é a segunda maior rede de televisão do país, com alcance de 98% do total da população que tem acesso às transmissões de TV e 98% do Índice de Potencial de Consumo (IPC).
Curiosidades
O SBT (na época TVS) transmitiu, no início de 1982, o primeiro debate entre candidatos a cargos eletivos da história da televisão brasileira. O debate entre Franco Montoro e Reynaldo de Barros, que postulavam o governo de São Paulo, foi mediado por Ferreira Neto e simultâneamente veiculado pela Rádio Jovem Pan. Ao término do evento, Sílvio Santos fez questão de cumprimentar os dois pessoalmente por, segundo ele, terem "se mantido na linha". O "Homem do Baú" os confidenciou que assistiu-os o tempo inteiro na ilha de edição e se alguém (principalmente o oposicionista Montoro) fizesse alguma crítica mais delicada, apertaria um botão que tiraria imediatamente o programa do ar, já que tinha medo de perder a concessão do canal conquistada um ano antes junto ao governo militar.[18]
Outro boato constante é o da venda (ou do arrendamento) de parte do SBT para Boni, executivo de TV e ex-diretor da Rede Globo.
Persiste a controvérsia sobre a multa contratual de Ratinho, que não teria sido paga à Record quando da troca de emissoras. O próprio Silvio Santos declarou em entrevista à Veja negociou o pagamento da multa diretamente com bispo Macedo, dono da Record. No entanto, outras informações davam conta de que a multa de Ratinho teria sido anulada pela de Eliana, que também estava sob contrato milionário quando trocou o SBT pela Record.
Em 1996, o Programa Chespirito começou a ser exibido pela CNT, e um pouco mais tarde, o SBT compra o programa e muda de nome (Clube do Chaves)e passa a exibi-lo em 2001.
Críticas ao SBT
Silvio Santos é muito criticado pela imprensa e pela opinião pública por suas freqüentes intervenções na programação da emissora, algumas sem prévio aviso. Isso causa inconstância dos horários dos programas e acaba prejudicando as vendas de anúncios. Silvio chegou a mudar o horário da exibição do Programa do Ratinho e das novelas, e exibiu filmes nas noites de segunda-feira e quarta-feira. Tais mudanças se devem à baixa audiência registrada nos primeiros meses de 2006, quando a Record ameaçava conquistar o segundo lugar em audiência. Até a Rede Bandeirantes chegou a ameaçar chegar perto do terceiro lugar. No entanto, o grande acerto do SBT foi assinar um contrato milionário com a Warner Brothers, garantido para si vários filmes campeões de bilheteria, que já foi renovado em novembro de 2006 até 2013.
Outra crítica é de grupo de brasileiros nacionalistas, que acusam Silvio Santos de "vender" a emissora aos estrangeiros, ao exibir novelas da Televisa e filmes dos Estados Unidos em detrimento da produção própria, apesar de se intitular "sistema brasileiro". A respeito das novelas, a emissora chegou a ser apelidada "Sistema Mexicano de Televisão".
O SBT é conhecido por anunciar programas e voltar atrás. Desde a década de 90, séries e filmes já mudaram de horário. O Maior Brasileiro de Todos os Tempos foi insistentemente anunciado durante o ano de 2002 e nunca foi ao ar. A novela Chiquititas chegou ser reprisada entre novembro de 2004 até ser retirada do ar sem aviso em março de 2005 (todos os capítulos foram exibidos em 1997), após amargar a maior baixa da audiência em anos no horário das 18h. Quando Chiquititas reestreou, teve 9 pontos, quando foi exibido o último tinha apenas 3, segundo o Ibope. Outra novela, Rebelde, teve estréia anunciada em maio de 2005, mas só estreou três meses depois em 15 de Agosto de 2005, durante a exibição até o fim de 2006, mudou cinco vezes o horário, principalmente em 2006.
Em 1998, numa atitude inesperada de Silvio Santos, resolve cancelar sua equipe de jornalismo. Só em 1999 o "Jornal do SBT" volta com ao ar com a apresentação de Hermano Henning, a emissora ficou mais de um ano sem um telejornal produzido em São Paulo. Na época contava também com o jornal "Sinal", uma parceria entre o SBT e a rede CBS Tele Notícias dos Estados Unidos e era gravado em Miami, com a apresentação de Leila Cordeiro e Eliakim Araújo. Em 2003, Cynthia Benini e Analice Nicolau passaram a apresentar o "Jornal do SBT", sendo muito criticadas na época devido as suas exibições de pernas cruzadas com saia curta. A mesma só volta a investir pesado no jornalismo a partir de 2005 com a contratação de Ana Paula Padrão e de vários jornalistas, lançando o "SBT Brasil" e devolvendo ao SBT prestígio e credibilidade na área jornalística.
Slogans
"Liderança absoluta do segundo lugar" - anos 1980
"Quem procura, acha aqui" - 1987
"Vem que é bom" - 1990
"Aqui tem" - 1992
"Se liga no SBT" - 1993
"Fique ligado" - 1995
"A cara do Brasil" - 1998
"SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão" - 1999
"SBT no ano 2000. Crescendo com o Brasil" - 2000
"Na nossa frente só você" - 2001
"A TV dos brasileiros" - 2005
"A concorrência vai tremer de medo" - 2007
Referências
↑ Observatório de Imprensa: O Fenômeno Gugu
↑ CorreioWeb: Sílvio Santos desperta ira da Globo e interesse do público com programa inspirado no Big Brother e mostra, mais uma vez, habilidade como estrategista na disputa por audiência
↑ Portal SBT Novelas
↑ 2002 - O ano que já acabou para o SBT
↑ Xica da Silva conquista picos de 17 pontos
↑ Freqüentes mudanças faz Rebelde despencar no Ibope
↑ Tudo Sobre TV
↑ Segundo os telejornais "Jornal do SBT Manhã", "SBT Brasil" e "Jornal do SBT", no dia 18 de agosto de 2006.
↑ Segundo o SBT em 2003.
↑ Segundos dados da revista Veja em 2006.
↑ Xuxa volta a sofrer pressão do SBT no ibope
↑ Top 5 SBT - 16.04.2007 a 22.04.2007
↑ Ataque de Risos de Silvio Santos aumenta audiência do SBT
↑ 'Vidas opostas' garante o segundo lugar de audiência para a Record
↑ SBT Brasil sofre queda em novo horário
↑ Pirata virtual invade site do SBT e faz "pichação" contra corrupção
↑ Após ter site invadido, SBT diz que vai tomar "providência" com Telefónica
↑ Franco Montoro x Reynaldo de Barros: TVS, 1982
Página oficial do SBT
AMANHÃ ESPECIAL GLOBO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ridiculo e pesquisei se a novela ira comecar novamente no Brasil e nao esta falando nada disso eu acho que voces tem que colocar tudo que pedimos para colocar espero que sirva de licao para voces ok.
Postar um comentário